domingo, 2 de setembro de 2007

Coleção completa / Sítio do Pica-pau Amarelo

Eis uma relíquia na minha curta e promissora lista de "bons livros lidos". Uma não, várias [se não me engano, mais de 15]. Toda criança tem de ler essa saga [ou pelo menos uns 5 ou 6 livros principais]. Eu tive a sorte de ler todos e me divertir bastante na época. Como era um guri, lembro vagamente de Reinações de Narizinho e Uma caçada com Pedrinho [pedrinho, o caçador...]. São historias introdutorias, apenas para familiarizar a criança com a linguagem de Monteiro Lobato. Claro q todas as historias tem uma moral implicita nos seus respectivos finais, mas os contos ficam empolgantes mesmo quando são apresentados os personagens tipicos do folclore brasileiro [Cuca, saci, mula-sem-cabeça, boto, tupã...], algumas "viagens" secundarias do autor pela mitologia greco-romana, e uma critica socio-economica implicita na historia da jazida de petroleo encontrada por Pedrinho e pelo Visconde de Sabugosa.

Se vc nao teve a oportunidade de ler as historias do sítio na sua infancia ou adolescência, nao assista a essas porcarias produzidas pela rede globo. Elas deturpam a historia, matam a criatividade e imaginação dentro da criança que reside dentro de nós. Nem tente ler, pois vc jah está grandinho demais pra isso. Procure ler algo sobre a vida de Monteiro Lobato, mais especifico sobre a produção literária infantil. Ou leia essa coleção para sua criança dormir [se tiver um filho(a)]

Não invente de ter meninos apenas para esse fim, por favor...

Eu recomendo os LIVROS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Nenhum comentário: